Arquivos Geral - Unisales

Geral

Ponto Extra: novo podcast vai abordar tudo que acontece no UniSales

Educação 4.0: saiba como as IES estão transformando a maneira de ensinar!

Será transmitido nesta terça-feira (22), às 20h, o episódio piloto do Ponto Extra, o podcast do UniSales. O novo formato, apresentado pela reitora do UniSales, Dra. Carmen Silva, serão abordados semanalmente temas voltados para o dia-a-dia do Centro Universitário Salesiano. Após o piloto, que acontece às 20h, o podcast será gravado semanalmente às 19h.

Sob o tema “O UniSales: tradição em evolução”, o episódio piloto vai abordar uma conversa da reitora e apresentadora, juntamente com o co-host Gislan Vitalino, em uma conversa com o pró-reitor acadêmico do UniSales, Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo, sobre a proposta pedagógica do UniSales e como ela se manifesta no dia-a-dia dos estudantes e pós-graduandos.

Confira amanhã (22), a partir das 20h, no canal do YouTube do UniSales.

Os avanços tecnológicos das últimas décadas transformaram o modo como trabalhamos e interagimos em sociedade. Conceitos como Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial e Impressão 3D, entre outros, já são bastante comuns tanto em empresas quanto em nosso cotidiano.

Todas as mudanças provocadas por essas tecnologias tendem a se acelerar ainda mais, dando espaço ao que chamamos de 4a Revolução Industrial. Este processo, que já está acontecendo, não afeta somente a forma com que trabalhamos, mas também a maneira com que aprendemos.

Afinal, dezenas de novas profissões vêm surgindo, enquanto outras estão deixando de existir. E isso exige que desenvolvamos novas competências e habilidades para assumir os desafios que o mercado digital nos apresenta.

E quem é que nos ensina essas novas competências e habilidades? As instituições de ensino, é claro! Portanto, continue a leitura e saiba como as IES (Instituições de Ensino Superior) estão transformando a maneira de ensinar!

O que é Educação 4.0?

Educação 4.0 é um conjunto de estratégias de ensino que visa desenvolver nos alunos as competências necessárias para responder às demandas do mercado de trabalho e da sociedade durante a 4a Revolução Industrial.

Trata-se de um novo modelo de ensino, que faz uso intenso da tecnologia digital na educação para proporcionar experiências de aprendizado mais personalizadas e alinhadas com os objetivos profissionais e pessoais de cada estudante.

Como as IES estão lidando com a educação 4.0?

O modelo tradicional de ensino, fragmentado em disciplinas e baseado no modelo transmissional, já não atende à necessidade de aprendizado das pessoas.

Cada estudante tem conhecimentos e habilidades próprios, quer desenvolver determinadas competências e trilhar um caminho único na carreira. Dessa forma, é preciso flexibilizar o ensino e oferecer um processo de aprendizado personalizado.

É o que muitas instituições de ensino, como o UniSales – Centro Universitário Salesiano, estão fazendo. Confira:

Implementação de metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem tornam o estudante o verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem, uma vez que unem teoria e prática de forma dinâmica e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Os estudos de casos, a aplicação do conhecimento teórico em aulas laboratoriais e o desenvolvimento de projetos integradores, que são desafios reais do cotidiano apresentados aos alunos em sala de aula, desenvolvem no estudante não só o conhecimento teórico, mas, principalmente, a prática da profissão.

Essa dinâmica forma profissionais melhor preparados para assumir os desafios de sua profissão e responder mais rapidamente às demandas das empresas.

Foco em competências socioemocionais

Já faz bastante tempo que ouvimos dizer que as máquinas substituirão o ser humano em muitas das atividades profissionais que temos. E isso é uma verdade para aquelas funções estritamente operacionais.

Temos máquinas montando carros sozinhas, softwares coletando e analisando dados sem precisar de um ser humano e até chatbots conversando com online como se fossem pessoas de verdade.

É por essa razão que a Educação 4.0 foca não só no desenvolvimento de competências técnicas, mas, principalmente, em competências socioemocionais.

Resolução de problemas, gestão de conflitos, trabalho em equipe, criatividade, inovação, inteligência emocional e tomada de decisão são algumas das características que somente uma pessoa pode desenvolver e aplicar no mercado de trabalho.

Por esse motivo, as IES estão dando maior importância a esse tipo de competência durante as aulas, estimulando trabalhos em grupo, debates e atividades que despertam o pensamento crítico dos alunos.

Flexibilidade no ensino

A Educação 4.0 também traz uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem para as IES: o chamado ensino híbrido, isto é, que alia o melhor do universo online e offline.

O conteúdo teórico, que pode ser lido e aprendido em qualquer lugar, é disponibilizado online, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Assim, o aluno pode estudar a qualquer momento, em qualquer lugar, quantas vezes achar necessário.

As dúvidas podem ser debatidas tanto em fóruns online quanto em sala de aula, nos encontros presenciais. É durante os encontros presenciais, também, que a teoria é aplicada na prática, por meio de estudos de casos e projetos interdisciplinares.

Bateu a curiosidade para saber mais sobre as vantagens da Educação 4.0? Baixe o e-book Educação do Futuro!

 

Realizou sua matrícula no UniSales? Parabéns! Agora você é aluno de uma das redes de ensino mais conceituadas do Brasil.

A partir de hoje, você passa a ter todas as ferramentas necessárias para conquistar seus objetivos profissionais e viver as melhores experiências que o período de graduação pode oferecer.

Quer saber o que te espera nessa próxima fase da sua vida? Confira abaixo!

Infraestrutura do UniSales

Com o intuito de proporcionar o melhor ensino e um ótimo ambiente para convivência, o UniSales investe em infraestrutura para estudo e bem-estar dos seus estudantes. 

São mais de 30 mil m², onde você encontra laboratórios modernos e bem equipados para a prática acadêmica. Você também tem acesso a uma biblioteca com milhares de títulos, periódicos e acervo digital. 

Após a matrícula, o aluno de graduação passa boa parte do seu tempo na instituição de ensino que escolheu. Por isso, conforto também é muito importante e o UniSales sabe disso.

As salas de aula são climatizadas, com mobiliário aconchegante e equipadas com aparelhos multimídia, proporcionando diversas possibilidades de aprendizado.

Para quem não abre mão de atividades físicas e esportivas, você tem ao seu alcance duas piscinas, um complexo esportivo e um ginásio com capacidade para cinco mil pessoas. 

O Centro Universitário também conta com um estacionamento gratuito para os alunos, com capacidade para cerca de mil carros e com segurança 24 horas. 

Corpo docente qualificado

Ao fazer uma graduação no UniSales, você conta com professores renomados. Todos possuem especializações e 75% do corpo docente é formado por mestres e doutores, com experiência para falar sobre as disciplinas que estão sob sua alçada.

Você terá a oportunidade de aprender com relevantes profissionais, que estão à disposição para compartilhar o conhecimento. Seja em sala de aula, nas correções de trabalho, monitorias ou momentos para tirar dúvidas, você estará bem assessorado!

Inserção no mercado de trabalho

Uma grande preocupação para os alunos é como entrar para o mercado de trabalho enquanto ainda estuda. Pois o UniSales oferece inúmeras oportunidades para você acumular experiência e colocar em prática o que é visto em sala de aula. 

Além de um banco de estágios, onde há vagas de diversas empresas da região, você também pode fazer uma Iniciação Científica. São vários estudos, na sua área de atuação, onde os professores e estudantes realizam análises e despertam o lado pesquisador de cada um. 

Responsabilidade social

Outro ponto muito importante para o UniSales é a construção de uma sociedade melhor e bem amparada. Por isso, a instituição conta com vários programas de responsabilidade social. 

Os alunos têm a oportunidade de participar desses programas, inclusive para desenvolver suas habilidades profissionais, de acordo com o curso escolhido. 

Networking

A graduação é um dos melhores períodos para construir relacionamentos pessoais e profissionais. É durante esse momento da sua vida que você encontra várias pessoas com os mesmos objetivos e valores que você.

Sendo assim, aproveite os espaços de convivência do UniSales para se reunir com colegas e trocar experiências. Consulte os professores sempre que possível para aprofundar seus conhecimentos e ter acesso a oportunidades de estágio e trainee.

Agora que você já fez sua matrícula no UniSales e sabe tudo o que te espera, aproveite cada oportunidade. Conheça o Portal Desafios!

Você já assistiu a aula e o professor falando por horas e no final não se lembrava de quase nada? Já realizou um mesmo trabalho acadêmico durante todo o ano? Você já viveu esta situação?

Provavelmente sim. Esses são apenas alguns dos sinais de que a metodologia de ensino precisa ser repensada, a fim de torná-la mais atrativa para os alunos. De que adianta ter ótimas notas, se na hora de colocar o conteúdo em prática você não sabe o que fazer?

O que é Metodologia Ativa?

Uma nova forma de ensinar que torna o aprendizado mais efetivo. Os alunos interagem, trocam conhecimentos e experiências com intervenções pontuais do professor. A fim de estimular o envolvimento no processo de aprendizagem, os acadêmicos são desafiados a buscar soluções de desafios reais da profissão com base nos conhecimentos adquiridos.

A metodologia ativa enfatiza a importância da experiência para o aprendizado, de modo que a vivência traga a eficiência do que chamamos de aprender na prática. Desde o primeiro dia de aula, todo o aprendizado é consolidado nos laboratórios, nas atividades com a comunidade e nas soluções de problemas. Quando o aluno chega no mercado de trabalho, ele já tem uma boa experiência do dia a dia como profissional.

 

Como as metodologias ativas podem ajudar os alunos

Agora que você já sabe como é a metodologia, vamos conhecer os seus principais benefícios.

  • Desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais

Estudos indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas (como o pensamento crítico) e habilidades comportamentais (como adaptabilidade). Habilidade e competências essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

  • Retenção de conteúdo

Você já teve a sensação de que “aprendeu melhor” quando gostava de um determinado assunto? Quanto mais envolvido você estiver com algo, maior a chance de você aprender.

  • Autonomia

O ensino é baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os alunos. Ao aprender fazendo, você tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver sua visão empreendedora.

Metodologias ativas de aprendizagem: repensando os modelos educacionais tradicionais.

O Centro Universitário Salesiano – UniSales acredita no potencial da metodologia ativa para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Pensando nisso, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso.

A estrutura física e as salas de aula interativas, em que as salas deixam de ter carteiras enfileiradas e passam a ter mesas para grupos de até oito pessoas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores.

Queremos que você construa seu aprendizado e torne sua experiência universitária a melhor possível.

Sala de aula, UniSales

Você quer ter um curso superior para ter uma profissão e construir uma carreira, certo? Mas acaba ficando desanimado, pois não imagina passar quatro ou cinco anos sentado na cadeira, escutando os professores e com uma pilha de livros para ler? Saiba que você pode estar enganado — já ouviu sobre o ensino com metodologias ativas?

Esse modelo prevê aulas e atividades dinâmicas, com a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Eles são instigados a participarem das aulas e atividades, ou seja, não ficam como meros ouvintes do professor que escreve no quadro ou exibe slides. O reitor da UniAmérica e consultor em educação do UniSales, Ryon Braga, explica a ideia. “Nesse método, o aluno inicia a prática desde o primeiro dia de aula, quando são desafiados por problemas reais, aplicando seus conhecimentos e habilidades adquiridos em aulas teóricas”, disse.

Também chamado de aprendizagem ativa, os conteúdos são vivenciados, partindo da premissa de que o estudante é o protagonista do processo de construção do saber e o professor, o mediador. Nessa interação os conceitos são compartilhados e o aluno ganha autonomia, o que favorece o pensamento crítico e a autonomia em tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias, que fazem parte do universo dessa geração de estudantes, é muito bem-vindo nessa forma de ensino-aprendizagem.

Segundo Ryon Braga, a educação tradicional está sendo constantemente desafiada pelo impacto das tecnologias. “O ideal é que se ofereçam novos mecanismos de aprendizagem, como a sala de aula invertida, blended learning, ensino híbrido e realidade aumentada, que auxiliam o estudante na absorção efetiva do conteúdo”, disse.

As aulas e atividades em uma instituição com metodologias ativas, como no Centro Universitário Salesiano – UniSales, podem ocorrer de diferentes formas. “O objetivo é sempre proporcionar uma interação dinâmica entre os alunos, fazendo-os colocar a “mão na massa” e, desse modo, participar efetivamente do processo de aprendizagem”, afirma Braga.

A interação com o mundo digital, tão familiar para os estudantes, é levada para dentro da sala de aula.  Por isso, os alunos têm prazer e interesse em aprender, o que os incentiva a continuar no curso até a formatura. A instituição com metodologias ativas pode proporcionar boas experiências aos alunos, garantindo uma formação de qualidade. Além disso, promove o desenvolvimento de competências importantes para a vida pessoal e que serão valorizadas pelo mercado de trabalho.

Veja abaixo alguns conceitos desse modelo de ensino:

  • sala de aula invertida, já que o protagonismo é do estudante;
  • mediação do aprendizado com tecnologia;
  • leitura prévia de temas para serem discutidos em sala de aula;
  • aulas e atividades mais práticas com a participação efetiva dos estudantes;
  • estudo de casos, trazendo a realidade para a sala de aula;
  • aulas em laboratório.

Quais os benefícios para os alunos?

  • incentivo ao pensamento crítico;
  • autonomia do aluno para pesquisar e estudar;
  • estímulo ao empreendedorismo;
  • melhoria das habilidades de comunicação entre colegas e entre professor e aluno;
  • facilidade para a resolução de problemas;
  • estímulo ao trabalho em equipe.
Agora, somos UniSales!
Lançamento Unisales
Lançamento Unisales

Atentos às mudanças globais, implementamos uma nova metodologia, uma nova forma atuar e de fazer a diferença na experiência dos nossos alunos. Em primeira mão, queremos contar uma novidade, a Católica de Vitória agora é UniSales- Centro Universitário Salesiano, mais que uma mudança de nome é um posicionamento para continuar sempre evoluindo.

Em comemoração aos 20 anos da Instituição, no dia 9 de março, o Centro Universitário lançou sua nova marca em uma grande festa que reuniu alunos, egressos, educadores, professores e parceiros. O UniSales é um resgate do nome Salesiano que engloba mais de 90 universidades no mundo. Clique aqui e veja as fotos da festa de lançamento.

“Com a força da marca em diversos países e experiência de quase 200 anos, vamos além, investindo fortemente em infraestrutura, crescimento e qualidade. Já firmamos parceria com a Esfa em Santa Teresa, para levar para o interior do estado o know how que a marca Salesiano traz em sua história”, destaca o reitor do UniSales, prof. Cledson Rodrigues.

Seguindo o exemplo de Dom Bosco, que sempre anunciou o amor pelos jovens e pela educação, a Instituição volta os olhos para o futuro sem esquecer a essência e os valores salesianos e, sobretudo a missão, de formar profissionais comprometidos com a vida e a transformação social.

Há duas décadas, começamos a nossa trajetória sempre pautada na excelência dos nossos cursos, na responsabilidade social e na valorização dos educadores. Em 2016, os resultados alcançados e indicadores nos tornaram Centro Universitário com nota máxima pelo Ministério da Educação.

Novas experiências para continuar evoluindo.

Novo posicionamento 

Nova metodologia

Uma nova forma de ensinar que torna o aprendizado mais efetivo. Desde o último ano, a Instituição investiu no novo método de ensino em que os alunos interagem, trocam conhecimentos e experiências com intervenções pontuais do professor. A fim de estimular o envolvimento no processo de aprendizagem, os acadêmicos são desafiados a buscar soluções de desafios reais da profissão com base nos conhecimentos adquiridos.

Novas salas de aula 

A inovação chega também à sala de aula. O UniSales tem investido em salas de aulas interativas e modernas em que a disposição das cadeiras em grupos promove uma maior conexão entre os estudantes e o professor, além de favorecer o hábito de compartilharem informações para solucionarem questões e projetos em conjunto, habilidades tão importantes para a vida em sociedade e corporativa. O resultado é uma aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores.

Portal de Desafios 

A fim de resolver problemas reais, lançamos uma plataforma em que qualquer pessoa, empresa ou instituição pode cadastrar um desafio que esteja enfrentando e propor para que nossos alunos criem soluções dentro de suas áreas de atuação. Todas as demandas da comunidade podem se tornar um desafio a ser utilizado nos projetos desenvolvidos durante a graduação dos nossos alunos.

Novo site

Lançamos o novo site institucional com o domínio unisales.br, a página está mais interativa, moderna e fácil de navegar. Uma das novidades é o layout que ficou mais moderno e clean que proporcionará uma nova experiência aos usuários. Assim, o usuário pode navegar com mais facilidade. Além disso, a plataforma é adaptada para mobile e pode ser acessado em tablets e smartphones.

As informações foram reorganizadas para garantir agilidade no acesso aos conteúdos, por isso, todos os serviços e funcionalidades foram dispostas para melhorar o canal de comunicação. Uma das facilidades será rápida e navegação intuitiva, busca de informações, mais conteúdo de blogs e eventos.

Multi Atendimento 

A fim de proporcionar o acolhimento e uma nova experiência aos nossos alunos, no início deste ano, inauguramos um novo setor de atendimento. Com um design moderno, a nova recepção conta com um espaço mais amplo e confortável em que podem ser resolvidas questões financeiras e acadêmicas.

Sextas Acadêmicas 

Todas as sextas-feiras serão reservadas para a realização de diversas atividades acadêmicas e culturais, a fim de proporcionar aos nossos alunos uma formação completa e integral, desde o desenvolvimento das habilidades necessárias ao exercício da profissão escolhida até a preparação para a vida pessoal. Ao longo do semestre, serão ofertadas diversas palestras, seminários, simpósios, workshops e oficinas, além de atividades artísticas, culturais e esportivas.

 

 

 

Na maioria das instituições de ensino superior predomina a aula expositiva em classes com grandes grupos. O professor detalha um conteúdo, pede um exercício de fixação e prepara as avaliações. Essa metodologia é passiva e pode não levar o estudante a uma aprendizagem significativa.

Ao adotar o modelo inovador de ensino, por meio das metodologias ativas, o Centro Universitário Salesiano – UniSales, incentiva a autonomia dos estudantes, com o intuito de formar profissionais treinados para a resolução de problemas. Provocar questionamentos e exercitar a capacidade de encontrar respostas é o conceito principal do modelo de aprendizagem baseado em desafios.

Os alunos são levados a solucionar problemas reais e, dessa forma, podem absorver melhor o conteúdo. Foi o que os alunos do primeiro período de Administração vivenciaram logo no início do curso.

Eles foram para dentro de três empresas de segmentos diferentes para solucionar os seguintes desafios: pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho. Com base nas visitas, levantaram as necessidades de cada uma e desenharam um questionário para os funcionários. Segundo o coordenador do curso, Luiz Carlos de Araújo, o segundo passo foi montar os gráficos e apresentar os relatórios para as firmas. “ Foi totalmente inovador porque eles tiveram a chance de colocar em prática o que diz a literatura. Então todo o conhecimento ficou palpável. O principal resultado é a nítida motivação por parte dos estudantes durante as aulas. ”, disse.

O proprietário da JV Direção Hidráulica, Douglas Corona, aprovou o trabalho realizado pelos alunos na empresa. “Nunca passamos por esse tipo de pesquisa e para mim o resultado foi surpreendente. Com certeza estarei atento aos pontos que eles levantaram e pretendo, desde já, implementar as mudanças”, disse.

Qual é a profissão do futuro? Querer definir uma carreira ou uma profissão como resposta a esta pergunta seria uma enorme pretensão. Isso porque há diversas demandas crescentes de trabalho no mundo, mas não há como negar que as áreas ligadas a Tecnologia da Informação estão em franco crescimento.

Muitos alunos querem ingressar na carreira de TI, mas não sabem por onde começar e o que devem fazer para encontrarem uma boa oportunidade após terminarem a graduação.

O professor de engenharia de software do UniSales, Cassio Reginato, disse que as principais características que um profissional deve ter são: conhecimento técnico, raciocínio lógico, proatividade, capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.

Reginato coordena a Fábrica de Software, que reúne estudantes dos cursos da área de TI da instituição: Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Um espaço onde justamente essas características podem ser desenvolvidas. “Os profissionais de TI têm sido muito requisitados. O que se pede desses profissionais envolve um conjunto de conhecimentos e experiência que é muito difícil de ser trabalhado somente nas disciplinas do curso. Sendo assim, a Fábrica é importante para trazer os conhecimentos em tecnologias e métodos de desenvolvimento mais modernos e aderentes ao que o mercado tem como necessidade”, explica o professor.

Segundo ele, o objetivo da Fábrica é que os alunos sejam capacitados a desenvolver soluções de software. Essas soluções geralmente abordam problemas reais do ambiente acadêmico visando produzir melhoria dos processos nesse ambiente.

Entre as soluções em andamento estão:

Central de Estágio: Sistema servirá para otimizar as postagens de vagas de estágio feitas pela Central de Estágio da instituição. Dando mais flexibilidade e controle do conteúdo publicado.

Controle de Agendamento da Coordenação: Sistema voltado para alunos, professores, funcionários e público externo a fim de facilitar o agendamento de reuniões com os coordenadores de curso.

Portal para refugiados em solo brasileiro: Esse projeto é desenvolvido em parceria com alunos e professores do curso de Direito.

É comum pensar que quem cursa Farmácia irá, necessariamente, se tornar o típico farmacêutico de balcão, mas a verdade é que essa profissão proporciona muito mais possibilidades de atuação do que se imagina! O curso forma profissionais com responsabilidade sobre a saúde das pessoas, por isso exige muito estudo e dedicação.

Com o avanço da tecnologia e preocupação da humanidade com a sua saúde, os medicamentos se tornam cada vez mais necessários na sociedade contemporânea e, por consequência, o farmacêutico também. Ele é o profissional do medicamento desde sua pesquisa e desenvolvimento nos laboratórios até à sua dispensação nos balcões das drogarias e farmácias de manipulação. Aliás, a função do profissional que atua no balcão não se limita à simples venda de medicamentos. É dele a responsabilidade de prestar assistência farmacêutica ao consumidor, garantir condições apropriadas de conservação e dispensação dos produtos e muitas outras funções que visam proporcionar ao paciente o medicamento adequado à sua necessidade na dose correta.

A profissão do farmacêutico é abrangente, com 135 especialidades diferentes. Por isso, a graduação em Farmácia é  abrangente, com disciplinas que preparam para atuar tanto em indústrias farmacêuticas e cosméticas, quanto em drogarias, laboratórios, farmácias de manipulação, hospitais e órgãos públicos. O Centro Universitário Salesiano proporciona ao aluno uma boa infraestrutura, incluindo laboratórios e clínicas-escola, onde podem aprender com experiências práticas. Boa parte da grade curricular está dedicada à biologia e à química, especialmente as aulas em laboratórios. O estudante aprende na prática como identificar reações bioquímicas, analisar substâncias e conhecer suas características e utilidades.

O movimento e o esporte encantam você? Já pensou em fazer Educação Física, mas pensa que a atuação está restrita somente à academia?  Saiba que o campo de trabalho é bem vasto.

No UniSales – Centro Universitário Salesiano, você pode optar pelo Bacharelado ou Licenciatura, o que pode trazer algumas dúvidas na hora de escolher. Embora sejam parecidas, as duas graduações apresentam diferenças que precisam ser levadas em conta.

A licenciatura é voltada para a formação de professores da educação básica, enquanto o bacharelado habilita o profissional a atuar em diversas outras áreas, inclusive academias. Nas duas modalidades, os estudantes irão aprender sobre os conhecimentos específicos da Educação Física, tais como: anatomia aplicada; atividades aquáticas; ginástica geral, desenvolvimento motor, dentre outras.

A diferença começa em relação aos conteúdos direcionados à formação de professores — que acontece somente na licenciatura, em que são desenvolvidas habilidades como: didática geral; psicologia da educação, etc.

O caminho da licenciatura foi o escolhido pelo ex-aluno do UniSales, Victor José Machado de Oliveira, aprovado no concurso para professor adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na área de Formação Profissional em Educação Física. Ele traçou toda sua trajetória voltada para a sala de aula.

Já no terceiro período do curso, ele participou da criação do Grupo de Pesquisas em Educação Física, e aí recebeu base para tentar o mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assim que terminou o mestrado fez a seleção para a primeira turma do doutorado. Victor estudou o tema da saúde nas aulas de Educação Física escolar, durante o mestrado. No doutorado, pesquisou o tema da saúde nos currículos de formação inicial em Educação Física do CEFD/UFES. “Procurei transitar nessa área da saúde, voltada para uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde Coletiva”, disse.

Para assumir a vaga na Federal do Amazonas, Victor pediu exoneração do cargo de professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), firmado entre a UFES e a Prefeitura Municipal da Serra, onde trabalhou desde 2013 até 2019.  “E esse era o meu objetivo desde o início, ser professor da educação básica e, depois, ser professor universitário”, afirmou.

O mais interessante é que o aluno pode ampliar sua área de atuação optando pelas duas formações. Como as grades curriculares são bem parecidas, é só se formar primeiro em um dos cursos e depois fazer uma segunda graduação, aproveitando grande parte das disciplinas.

Assim, o segundo diploma será obtido rapidamente, sem que o estudante precise dedicar outros quatro anos estudando.

Conhecimento técnico, trabalho em equipe, proatividade, comunicação e raciocínio lógico. Essas são as características que um profissional formado em Sistema da Informação precisa desenvolver, na opinião do professor de programação e coordenador da Fábrica de Software do Centro Universitário Salesiano, Cassio Reginato.

Segundo ele, esse profissional pode atuar em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte e segmento. A área é bastante promissora e, atualmente, o mercado de trabalho tem procurado por profissionais altamente qualificados para ocupar as mais diversas posições.

E isso acontece em virtude da era digital, que foi capaz de remodelar muitos setores de nossa sociedade, sobretudo o meio empresarial. Já não é mais possível viver sem a tecnologia, e as soluções desenvolvidas pelo profissional formado em Sistema da Informação são indispensáveis em nosso dia a dia.

No UniSales o aluno encontra a articulação entre a teoria e a prática por meio de ações multidisciplinares. Em todo tempo ele é levado ao desenvolvimento de sistemas e projetos computacionais, com base em briefings reais.

O profissional formado em Sistema da Informação faz muito mais do que simplesmente lidar com atividades relacionadas ao mundo da informática. Seu papel está diretamente ligado ao desenvolvimento de softwares e aplicativos, além do gerenciamento de sistemas de armazenamento, recuperação de dados e o desenho de páginas de sites.

De modo geral, ao longo da graduação, o aluno aprende a lidar com questões associadas à solução de problemas de tratamento de informação, tendo como base conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração.

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales