Arquivos Metodologia - Unisales

Metodologia

Ensino baseado em projetos: preparando você para o mercado de trabalho

Educação 4.0: saiba como as IES estão transformando a maneira de ensinar!

O ensino baseado em projetos consiste em apresentar aos estudantes desafios do mundo real para que eles possam, a partir dos conhecimentos e experiências adquiridos em sala de aula, resolvê-los.

Desse modo, o Project-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Projetos, visa munir os alunos de ferramentas teóricas e práticas totalmente aplicáveis ao mercado de trabalho.

Essa metodologia de ensino-aprendizagem tem inúmeras vantagens, as quais você vai conhecer neste post. Siga com a leitura!

Maior retenção do conteúdo a longo prazo

Somos seres multisensoriais. Usamos nossos cinco sentidos para conhecer e apreender o mundo que nos rodeia. No centro de tudo, está o nosso cérebro, que recebe os estímulos externos e os interpreta de acordo com a nossa cultura, educação, contexto social e experiência de vida.

Nesse sentido, quando apenas ouvimos determinado conteúdo, retemos uma pequena parte dele. Quando o lemos, absorvemos outra pequena parte. Mas, quando usamos toda a nossa capacidade cognitiva, conseguimos aprender muito mais em menos tempo.

A proposta do ensino baseado em projetos é justamente essa: permitir que você use toda a sua capacidade de aquisição de conhecimento através da prática aliada à teoria.

Desse modo, quando você chega ao mercado de trabalho, já tem uma certa experiência acumulada. Conta, inclusive, com um portfólio de projetos realizados, os quais podem ser apresentados no seu currículo e se transformarem em um diferencial na sua contratação.

Melhor desempenho acadêmico e profissional

Todo universitário quer colocar em prática aquilo o que aprende em sala de aula com a maior velocidade possível. Não só para obter experiência, mas também para verificar o que realmente é aplicável e o que fica no campo teórico.

Contudo, no ensino tradicional, essa experiência geralmente fica relegada aos estágios obrigatórios ou ao mercado de trabalho, quando o egresso já está formado. Mas, com o ensino baseado em projetos, você não precisa esperar para concluir a graduação.

Ao longo de todo o curso você desenvolve projetos individuais e em equipe, aprimorando competências que serão um grande diferencial no mercado de trabalho. Alguns exemplos são a liderança, a gestão de projetos e a comunicação interpessoal.

Adaptabilidade, resiliência, mediação de conflitos e autodidatismo são outros exemplos de competências que você desenvolve ao longo da faculdade e que fazem toda a diferença na sua vida profissional.

Criatividade e inovação

As empresas buscam profissionais capazes de romper paradigmas, de questionar situações e apresentar ideias inovadoras. Mas como um jovem profissional pode oferecer isso se ele ainda não teve a oportunidade de arriscar, de experimentar?

Quando você estuda em uma instituição que adota o ensino baseado em projetos, esse gap (falha) deixa de existir. Isso porque você é desafiado a todo momento.

Durante as aulas, os professores apresentam estudos de casos, fomentam debates, solicitam projetos que visem a criação de soluções inovadoras para problemas recorrentes.

Com isso, você se transforma em uma pessoa mais criativa, capaz de olhar o mesmo problema sob diversos ângulos e usar conhecimentos interdisciplinares para resolvê-los.

O ensino baseado em projetos abre as portas para uma experiência totalmente diferente na graduação. Se você quer saber o que mais te espera em um curso que utiliza essa metodologia, conheça agora o UniSales MOB!

Os avanços tecnológicos das últimas décadas transformaram o modo como trabalhamos e interagimos em sociedade. Conceitos como Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial e Impressão 3D, entre outros, já são bastante comuns tanto em empresas quanto em nosso cotidiano.

Todas as mudanças provocadas por essas tecnologias tendem a se acelerar ainda mais, dando espaço ao que chamamos de 4a Revolução Industrial. Este processo, que já está acontecendo, não afeta somente a forma com que trabalhamos, mas também a maneira com que aprendemos.

Afinal, dezenas de novas profissões vêm surgindo, enquanto outras estão deixando de existir. E isso exige que desenvolvamos novas competências e habilidades para assumir os desafios que o mercado digital nos apresenta.

E quem é que nos ensina essas novas competências e habilidades? As instituições de ensino, é claro! Portanto, continue a leitura e saiba como as IES (Instituições de Ensino Superior) estão transformando a maneira de ensinar!

O que é Educação 4.0?

Educação 4.0 é um conjunto de estratégias de ensino que visa desenvolver nos alunos as competências necessárias para responder às demandas do mercado de trabalho e da sociedade durante a 4a Revolução Industrial.

Trata-se de um novo modelo de ensino, que faz uso intenso da tecnologia digital na educação para proporcionar experiências de aprendizado mais personalizadas e alinhadas com os objetivos profissionais e pessoais de cada estudante.

Como as IES estão lidando com a educação 4.0?

O modelo tradicional de ensino, fragmentado em disciplinas e baseado no modelo transmissional, já não atende à necessidade de aprendizado das pessoas.

Cada estudante tem conhecimentos e habilidades próprios, quer desenvolver determinadas competências e trilhar um caminho único na carreira. Dessa forma, é preciso flexibilizar o ensino e oferecer um processo de aprendizado personalizado.

É o que muitas instituições de ensino, como o UniSales – Centro Universitário Salesiano, estão fazendo. Confira:

Implementação de metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem tornam o estudante o verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem, uma vez que unem teoria e prática de forma dinâmica e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Os estudos de casos, a aplicação do conhecimento teórico em aulas laboratoriais e o desenvolvimento de projetos integradores, que são desafios reais do cotidiano apresentados aos alunos em sala de aula, desenvolvem no estudante não só o conhecimento teórico, mas, principalmente, a prática da profissão.

Essa dinâmica forma profissionais melhor preparados para assumir os desafios de sua profissão e responder mais rapidamente às demandas das empresas.

Foco em competências socioemocionais

Já faz bastante tempo que ouvimos dizer que as máquinas substituirão o ser humano em muitas das atividades profissionais que temos. E isso é uma verdade para aquelas funções estritamente operacionais.

Temos máquinas montando carros sozinhas, softwares coletando e analisando dados sem precisar de um ser humano e até chatbots conversando com online como se fossem pessoas de verdade.

É por essa razão que a Educação 4.0 foca não só no desenvolvimento de competências técnicas, mas, principalmente, em competências socioemocionais.

Resolução de problemas, gestão de conflitos, trabalho em equipe, criatividade, inovação, inteligência emocional e tomada de decisão são algumas das características que somente uma pessoa pode desenvolver e aplicar no mercado de trabalho.

Por esse motivo, as IES estão dando maior importância a esse tipo de competência durante as aulas, estimulando trabalhos em grupo, debates e atividades que despertam o pensamento crítico dos alunos.

Flexibilidade no ensino

A Educação 4.0 também traz uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem para as IES: o chamado ensino híbrido, isto é, que alia o melhor do universo online e offline.

O conteúdo teórico, que pode ser lido e aprendido em qualquer lugar, é disponibilizado online, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Assim, o aluno pode estudar a qualquer momento, em qualquer lugar, quantas vezes achar necessário.

As dúvidas podem ser debatidas tanto em fóruns online quanto em sala de aula, nos encontros presenciais. É durante os encontros presenciais, também, que a teoria é aplicada na prática, por meio de estudos de casos e projetos interdisciplinares.

Bateu a curiosidade para saber mais sobre as vantagens da Educação 4.0? Baixe o e-book Educação do Futuro!

 

Você já assistiu a aula e o professor falando por horas e no final não se lembrava de quase nada? Já realizou um mesmo trabalho acadêmico durante todo o ano? Você já viveu esta situação?

Provavelmente sim. Esses são apenas alguns dos sinais de que a metodologia de ensino precisa ser repensada, a fim de torná-la mais atrativa para os alunos. De que adianta ter ótimas notas, se na hora de colocar o conteúdo em prática você não sabe o que fazer?

O que é Metodologia Ativa?

Uma nova forma de ensinar que torna o aprendizado mais efetivo. Os alunos interagem, trocam conhecimentos e experiências com intervenções pontuais do professor. A fim de estimular o envolvimento no processo de aprendizagem, os acadêmicos são desafiados a buscar soluções de desafios reais da profissão com base nos conhecimentos adquiridos.

A metodologia ativa enfatiza a importância da experiência para o aprendizado, de modo que a vivência traga a eficiência do que chamamos de aprender na prática. Desde o primeiro dia de aula, todo o aprendizado é consolidado nos laboratórios, nas atividades com a comunidade e nas soluções de problemas. Quando o aluno chega no mercado de trabalho, ele já tem uma boa experiência do dia a dia como profissional.

 

Como as metodologias ativas podem ajudar os alunos

Agora que você já sabe como é a metodologia, vamos conhecer os seus principais benefícios.

  • Desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais

Estudos indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas (como o pensamento crítico) e habilidades comportamentais (como adaptabilidade). Habilidade e competências essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

  • Retenção de conteúdo

Você já teve a sensação de que “aprendeu melhor” quando gostava de um determinado assunto? Quanto mais envolvido você estiver com algo, maior a chance de você aprender.

  • Autonomia

O ensino é baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os alunos. Ao aprender fazendo, você tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver sua visão empreendedora.

Metodologias ativas de aprendizagem: repensando os modelos educacionais tradicionais.

O Centro Universitário Salesiano – UniSales acredita no potencial da metodologia ativa para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Pensando nisso, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso.

A estrutura física e as salas de aula interativas, em que as salas deixam de ter carteiras enfileiradas e passam a ter mesas para grupos de até oito pessoas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores.

Queremos que você construa seu aprendizado e torne sua experiência universitária a melhor possível.

Decorar aquele excesso de texto para passar na prova, memorizar fórmulas, aprender matérias um pouco distantes da realidade, mas que servem para cumprir um cronograma, não entender como aquele conteúdo pode ser aplicado na prática. Essa é a realidade da maioria dos estudantes que cursam graduação hoje no Brasil.

No modelo tradicional os professores detêm o saber e transferem o conhecimento, aos alunos cabe se aprofundarem no conteúdo e desenvolver habilidades com experiências fora da faculdade, em estágios ou no primeiro emprego.

Mas a forma de ensinar e aprender vem mudando frente a um mercado desafiador em termos de complexidade, com empresas que necessitam de profissionais com capacidade de resolução de problemas e de tomar decisões.

De acordo com o professor Ryon Braga, reitor do Centro Universitário Uniamérica, instituição parceira do UniSales, o futuro das profissões se transforma constantemente e o ensino precisa se ajustar às novas demandas com currículos que potencializam a prática e experiência. “Esse modelo tradicional deixa um abismo entre a sala de aula e o mercado de trabalho, assim é comum os alunos fazerem perguntas sobre como um determinado conceito funciona no ‘mundo lá fora’. Mas vivemos uma época dinâmica em que a internet possibilitou que qualquer pessoa possa trabalhar de casa e para qualquer lugar do mundo. Portanto, o futuro das profissões mudou e a forma de ensinar terá que acompanhar”, afirma.

“O campo profissional quer pessoas com prática e experiência, network e currículo ajustados às necessidades de mercado”, destaca Braga. Além disso, segundo ele, existem novas competências tratadas dentro e fora da sala de aula que precisam ser levadas em conta. Visão analítica, pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas complexos são algumas das atribuições procuradas em um profissional pelas empresas hoje.

Atenta às transformações globais, o Centro Universitário Salesiano tem investido e atualmente é uma das únicas instituições no país que já identificou os novos caminhos que o mercado aponta e os perfis de profissionais necessários para atender essa nova demanda.

O Centro Universitário já iniciou a implementação de um novo modelo educacional inovador com tecnologias educacionais e foco na personalização das ações que potencializam o processo ensino-aprendizagem. “Essa metodologia possibilita uma formação acadêmica em que o aluno trabalha com desafios e problemas reais da profissão”, explica Ryon Braga.

Os cursos passam a ser norteados para empregabilidade e currículo baseado em competências e projetos. Os alunos são levados a solucionarem desafios ligados ao dia a dia das profissões. Dessa forma, terão que ir a campo para coletar dados, entrevistar e desenvolver empatia com seu potencial cliente, por exemplo.  Já os professores, terão o desafio de explorar os conteúdos de forma contextualizada, com dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem competências importantes a partir de avaliação e feedback.

“Reestruturar e inovar com sustentabilidade, esse é o desafio.  A inovação traz sustentabilidade, nos proporciona sair do lugar comum e nos posiciona no mercado, a fim de competir com essa educação comoditizada dos grandes grupos”, destaca Ryon.

Sala de aula, UniSales

Você quer ter um curso superior para ter uma profissão e construir uma carreira, certo? Mas acaba ficando desanimado, pois não imagina passar quatro ou cinco anos sentado na cadeira, escutando os professores e com uma pilha de livros para ler? Saiba que você pode estar enganado — já ouviu sobre o ensino com metodologias ativas?

Esse modelo prevê aulas e atividades dinâmicas, com a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Eles são instigados a participarem das aulas e atividades, ou seja, não ficam como meros ouvintes do professor que escreve no quadro ou exibe slides. O reitor da UniAmérica e consultor em educação do UniSales, Ryon Braga, explica a ideia. “Nesse método, o aluno inicia a prática desde o primeiro dia de aula, quando são desafiados por problemas reais, aplicando seus conhecimentos e habilidades adquiridos em aulas teóricas”, disse.

Também chamado de aprendizagem ativa, os conteúdos são vivenciados, partindo da premissa de que o estudante é o protagonista do processo de construção do saber e o professor, o mediador. Nessa interação os conceitos são compartilhados e o aluno ganha autonomia, o que favorece o pensamento crítico e a autonomia em tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias, que fazem parte do universo dessa geração de estudantes, é muito bem-vindo nessa forma de ensino-aprendizagem.

Segundo Ryon Braga, a educação tradicional está sendo constantemente desafiada pelo impacto das tecnologias. “O ideal é que se ofereçam novos mecanismos de aprendizagem, como a sala de aula invertida, blended learning, ensino híbrido e realidade aumentada, que auxiliam o estudante na absorção efetiva do conteúdo”, disse.

As aulas e atividades em uma instituição com metodologias ativas, como no Centro Universitário Salesiano – UniSales, podem ocorrer de diferentes formas. “O objetivo é sempre proporcionar uma interação dinâmica entre os alunos, fazendo-os colocar a “mão na massa” e, desse modo, participar efetivamente do processo de aprendizagem”, afirma Braga.

A interação com o mundo digital, tão familiar para os estudantes, é levada para dentro da sala de aula.  Por isso, os alunos têm prazer e interesse em aprender, o que os incentiva a continuar no curso até a formatura. A instituição com metodologias ativas pode proporcionar boas experiências aos alunos, garantindo uma formação de qualidade. Além disso, promove o desenvolvimento de competências importantes para a vida pessoal e que serão valorizadas pelo mercado de trabalho.

Veja abaixo alguns conceitos desse modelo de ensino:

  • sala de aula invertida, já que o protagonismo é do estudante;
  • mediação do aprendizado com tecnologia;
  • leitura prévia de temas para serem discutidos em sala de aula;
  • aulas e atividades mais práticas com a participação efetiva dos estudantes;
  • estudo de casos, trazendo a realidade para a sala de aula;
  • aulas em laboratório.

Quais os benefícios para os alunos?

  • incentivo ao pensamento crítico;
  • autonomia do aluno para pesquisar e estudar;
  • estímulo ao empreendedorismo;
  • melhoria das habilidades de comunicação entre colegas e entre professor e aluno;
  • facilidade para a resolução de problemas;
  • estímulo ao trabalho em equipe.

Solucionar problemas reais, aprender na prática e vivenciar os desafios do mercado e absorver melhor o conteúdo. A vivência profissional começa desde o primeiro dia de sala de aula enquanto o conhecimento adquirido ajuda a melhorar o mundo a seu redor.

O UniSales- Centro Universitário Salesiano, atento às referências internacionais em educação superior, implementou o Portal de Desafios e Soluções, uma oportunidade dos alunos serem protagonistas do processo de aprendizagem construído por meio de desafios e problemas reais do mercado de trabalho e da comunidade.

Portal –  desafios.unisales.br – é uma plataforma digital em que comunidades, empresas, escolas, parques, ONGs podem cadastrar  suas demandas ou desafios que estejam enfrentando.  A partir disso, serão envolvidos estudantes, professores, mentores, e todos os interessados em propor ou desenvolver soluções dentro de suas áreas de atuação.

A partir disso, os acadêmicos desenvolvem competências integrando teoria e prática, aprendem fazendo por meio de projetos em que são desafiados a buscarem soluções para os problemas reais. Também são desenvolvidas habilidades como gestão de crise, trabalho em grupo, liderança e solução de conflitos.

Para o reitor do UniSales, prof. Cledson Rodrigues, o Portal é um canal de comunicação para que diversos setores da sociedade cadastrem seus desafios. “Além do benefício no processo de aprendizagem na prática, de conexão com a teoria, e mais ainda, é o ganho como cidadão nesse processo. Essa é uma grande possibilidade do conhecimento extrapolar os muros da academia e  fortalecermos nossa missão de levar qualidade de vida à comunidade e prover a construção de uma sociedade melhor e mais sustentável”.

 

Como participar:

1- Faça seu cadastro no Portal – ucv.universifica.com – e clique em criar novo desafio. É muito importante que ele agregue valor à comunidade.

2- Detalhe o desafio o para que os alunos possam transformar os conceitos aprendidos em soluções.

3- Caso uma solução seja encontrada, o grupo entrará em contato para discutir as ideias .

Que tal estudar com uma metodologia em que você deixa de ser um ouvinte para se tornar um produtor de conhecimento?

Essa é a proposta das metodologias ativas de aprendizagem, um conceito que vem se tornando cada vez mais valorizado tanto pelas instituições de ensino quanto pelos alunos.

Quer saber como elas funcionam e como ajudam no seu preparo para o mercado de trabalho? Continue a leitura!

O que são metodologias ativas de aprendizagem

Como o próprio nome sugere, metodologias ativas de aprendizagem são métodos que colocam você, aluno, no centro do processo de aprendizagem. Elas se baseiam no domínio completo de um saber, que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Já no modelo tradicional de ensino, que pode ser chamado de metodologia passiva de aprendizagem, você apenas ouve o que o professor tem a dizer. Com isso, você adquire conhecimento. No entanto, o desenvolvimento de habilidades e atitudes fica prejudicado.

Nas metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior, por sua vez, são usados recursos que fazem com que você, além de adquirir o conhecimento, o coloque em prática. Assim, é possível experimentar um pouco do que o mercado de trabalho exige e preparar-se de forma mais eficaz para enfrentar os desafios profissionais.

Quais são os tipos de metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas visam tanto o aprendizado técnico, isto é, aplicado, quanto o aprendizado socioemocional, que envolve a interação com outras pessoas, a comunicação interpessoal, a negociação, a mediação de conflitos, entre outras competências fundamentais para se desenvolver como um bom profissional.

Para que você desenvolva todas essas habilidades e competências no decorrer do seu curso, podem ser empregados alguns tipos de metodologias ativas de aprendizagem. Veja alguns exemplos:

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é o formato de aulas em que você estuda a parte teórica em casa e realiza a prática em sala de aula, junto com colegas e professores. Dessa forma, você se torna protagonista na sua trajetória de estudos e aproveita melhor o tempo em classe para tirar dúvidas e praticar.

Gamification

Também chamada de gamificação, essa metodologia ativa de aprendizagem faz uso de histórias e dinâmicas de jogos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Aprendizagem Baseada em Projetos

Na ABP, você aplica os conhecimentos adquiridos em uma ou mais disciplinas para desenvolver um projeto real. Essa é uma excelente maneira de simular o ambiente de trabalho e se preparar para o mercado, que demanda profissionais criativos e capazes de encontrar soluções para os mais diversos problemas e necessidades.

Aprendizagem Baseada em Problemas

Na aprendizagem baseada em problemas (PBL), você recebe um estudo de caso real e é convidado a encontrar possíveis soluções ao problema apresentado. Para tanto, faz uso dos conhecimentos que absorveu das disciplinas estudadas.

Instrução por pares

Também é comum, nas metodologias ativas de aprendizagem, que o professor lance uma pergunta e dê alguns minutos para que cada estudante responda. Em seguida, as respostas são debatidas em dupla e as conclusões são apresentadas para a turma.

Sabia que as metodologias ativas de aprendizagem fazem parte do aprendizado do futuro? Então baixe agora o e-book e entenda melhor o porquê!

Desde os primeiros passos na educação superior no Brasil, ali pelo ano de 1808, muita coisa mudou. Vimos a quantidade de cursos e instituições se multiplicarem e a estreia de novas modalidades entrarem em cena, como o ensino a distância e o ensino híbrido.

Não era de se estranhar, então, que surgissem novos métodos e técnicas para dar suporte às novas necessidades do ensino. E uma delas é a sala de aula invertida.

Neste formato, os papéis tradicionais tanto de professores como de alunos funcionam diferente do que estamos acostumados. O aluno é quem conduz seu aprendizado, com o professor ocupando mais um lugar de mediador.

Peraí, o que é sala de aula invertida então?

Você leu corretamente: você, aluno, é o guia do seu próprio conhecimento. Não é que o professor deixa de ter importância, pelo contrário. Para que possa funcionar, a sala de aula invertida precisa ser muito bem pensada e contar com as ferramentas certas à sua disposição.

Por falar em ferramentas, a Educação 4.0 vem dar todo o suporte necessário para que a sala de aula invertida exista. E, mais do que isso, para que também seja um sucesso.

Como? Permitindo que você use todas as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para assimilar os conteúdos antes mesmo das aulas.

Parece que estamos falando grego? Tranquilo, a gente explica: na sala de aula invertida, você aprende a parte teórica antes, usando ambientes virtuais de aprendizagem. Nesses  ambientes, você confere vídeos e recursos interativos, como jogos virtuais, para mergulhar profundamente no assunto.

Mas, se você aprender antes, para que serve a hora da aula em si? A resposta é simples: o tempo em sala é usado para que você mostre o que aprendeu, compartilhe suas dúvidas e discuta com os colegas sobre os conteúdos por meio de dinâmicas de grupo.

O que a sala de aula invertida tem de bom?

Fala a verdade, você prefere o formato tradicional onde o professor faz um monólogo interminável e todo mundo fica calado sem participar, e só fala na hora de responder perguntas? Nós e as metodologias de ensino inovadoras acreditamos que não.

Este formato permite que a interação em sala de aula seja muito, muito maior. Como você assume o papel de protagonista na condução de seus estudos, fica livre para dedicar mais atenção aos assuntos que mais te interessam. Por isso mesmo, você acaba se envolvendo de forma mais intensa com a matéria.

Por exemplo, se você estiver estudando o hino nacional e quiser explicar que a parte que diz “ouviram do Ipiranga” tem relação com o grito de independência, dado por dom Pedro, às margens do rio que existe em São Paulo, vai ter toda a liberdade para isso.

Se for para pensar nas vantagens e desvantagens da sala de aula invertida, fica claro que ter alunos mais ativos em sala de aula só traz benefícios, tanto para a aula em si como para a formação, como um todo. Afinal de contas, ninguém quer mais ficar sentado só recebendo informação sem poder participar, certo?

Também poderíamos destacar outras vantagens da sala de aula invertida, tais como um melhor aproveitamento do tempo, já que todo mundo já chega na aula com o conteúdo na cabeça.

Outra vantagem é que você aprende no seu ritmo, já que tem todo o tempo do mundo para estudar antes, e não somente no momento da sala de aula.

O que você achou?

Entendeu o que é sala de aula invertida e quais são suas vantagens? Então aproveite e baixe o e-book Educação do Futuro: desenvolva seu potencial e tenha uma carreira de sucesso!

Quantas coisas interessantes estão acontecendo no mundo da educação, não é mesmo? Estávamos tão acostumado a só ter um formato de estudo à disposição, a famosa e tradicional faculdade presencial. Agora, as novas metodologias ativas de aprendizagem estão mudando tudo o que conhecíamos.

Dentro do universo de novas técnicas, ferramentas e possibilidades, vale a pena falar da sala de aula invertida. Neste formato, os papéis são trocados. O professor passa a ser um mediador e orientador, enquanto os alunos é que tomam a iniciativa de conduzir seu aprendizado.

Quer saber mais? Siga com a gente!

Onde nasceu a sala de aula invertida?

Para você entender melhor, vale a pena saber que a sala de aula invertida nem é tão antiga. Ela inaugurou sua participação na educação em 2007, ou seja, há somente 12 anos! Os professores americanos Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams buscavam melhorar o ensino tanto presencial como online.

E o que eles fizeram? Na busca de minimizar a perda de aulas (em relação às faltas dos alunos), os criadores começaram a gravar os conteúdos das aulas e compartilhar com os alunos antes do dia das aulas.

Dessa forma, os alunos assimilavam as informações previamente e, no momento presencial, eram desenvolvidas atividades práticas com base nos conteúdos distribuídos.

O que aconteceu, então? Os criadores desta metodologia perceberam que as notas dos estudantes melhoraram.

Vantagens da sala de aula invertida

A educação 4.0 chegou para mudar totalmente a forma como nos relacionamos com os estudos universitários. E o ensino híbrido está aproveitando todas as vantagens da sala de aula invertida, que funciona de acordo com alguns pilares fundamentais:

O aluno está no centro das decisões

O professor, aqui, atua como uma espécie de ‘coach educacional’. Neste sentido, o aluno tem todo um leque de conteúdos à sua disposição, fornecidos pelo professo. Mas também pode se aprofundar em temas e questões que sejam de seu interesse particular.

Respeito ao ritmo de aprendizado individual

Você tem todo o tempo do mundo para estudar o que quiser, sempre que tiver relação com os conteúdos da sala de aula invertida da qual você participa. Não precisa estar necessariamente condicionado somente ao tempo da sala de aula.

Interação como forma de exercitar suas habilidades

Na hora da aula é quando os alunos podem colocar em prática o que aprenderam previamente. Para isso, precisam também se posicionar e compartilhar suas ideias e opiniões sobre os temas.

Isso, feito em conjunto, mas mantendo o aluno como protagonista do seu aprendizado, permite que as informações sejam efetivamente transformadas em conhecimentos.

Tecnologia como facilitador do ensino

Sabemos que a tecnologia mudou a forma de aprender ao permitir que novas metodologias de ensino inovadoras pudessem ser materializadas. Neste caso, a sala de aula invertida se apoia em plataformas digitais, vídeos, áudios e outros conteúdos digitais para facilitar o acesso ao que o aluno precisa ver antes da hora da aula.

O que esperar da educação daqui em diante?

A sala de aula invertida é uma das muitas faces das metodologias ativas no ensino. Pode dar adeus aos velhos formatos de ensino, onde o aluno era um mero coadjuvante do seu próprio processo de aprendizado.

Acreditamos que teremos melhores profissionais no mercado, capazes de atender às novas demandas da sociedade, com mais segurança, propriedade e alinhados com os novos tempos.

E por falar nisso, que tal conferir o que o mercado de trabalho espera de você? Acesse o post e descubra!

Na maioria das instituições de ensino superior predomina a aula expositiva em classes com grandes grupos. O professor detalha um conteúdo, pede um exercício de fixação e prepara as avaliações. Essa metodologia é passiva e pode não levar o estudante a uma aprendizagem significativa.

Ao adotar o modelo inovador de ensino, por meio das metodologias ativas, o Centro Universitário Salesiano – UniSales, incentiva a autonomia dos estudantes, com o intuito de formar profissionais treinados para a resolução de problemas. Provocar questionamentos e exercitar a capacidade de encontrar respostas é o conceito principal do modelo de aprendizagem baseado em desafios.

Os alunos são levados a solucionar problemas reais e, dessa forma, podem absorver melhor o conteúdo. Foi o que os alunos do primeiro período de Administração vivenciaram logo no início do curso.

Eles foram para dentro de três empresas de segmentos diferentes para solucionar os seguintes desafios: pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho. Com base nas visitas, levantaram as necessidades de cada uma e desenharam um questionário para os funcionários. Segundo o coordenador do curso, Luiz Carlos de Araújo, o segundo passo foi montar os gráficos e apresentar os relatórios para as firmas. “ Foi totalmente inovador porque eles tiveram a chance de colocar em prática o que diz a literatura. Então todo o conhecimento ficou palpável. O principal resultado é a nítida motivação por parte dos estudantes durante as aulas. ”, disse.

O proprietário da JV Direção Hidráulica, Douglas Corona, aprovou o trabalho realizado pelos alunos na empresa. “Nunca passamos por esse tipo de pesquisa e para mim o resultado foi surpreendente. Com certeza estarei atento aos pontos que eles levantaram e pretendo, desde já, implementar as mudanças”, disse.

Quantas vezes você se perguntou “por que tenho que aprender isso?” ou então se sentiu totalmente desmotivado por uma disciplina por ela ser teórica demais?

Essas situações são bastante comuns em instituições de ensino que usam a metodologia de ensino tradicional, em que o professor transmite o conteúdo e o aluno apenas ouve, sem participar efetivamente das aulas.

Mas você sabia que isso pode ser diferente? Saiba por que escolher uma faculdade com metodologias de ensino inovadoras!

Mais atividades práticas

Em faculdades que usam metodologias de ensino inovadoras, como aprendizagem ativa, gamification, ensino experiencial, entre outras, você tem mais atividades práticas do que naquelas instituições que usam a metodologia tradicional de ensino.

Essa diferença acontece porque muitas IES já perceberam que, para que os alunos tenham um aprendizado completo, é necessário aliar teoria e prática.

De fato, aprendemos apenas 10% quando lemos e somente 20% quando ouvimos um determinado conteúdo. Porém, aprendemos 95% quando temos a oportunidade de aplicar esse conhecimento.

Maior motivação

A motivação para estudar surge quando você acha o conteúdo interessante. Do contrário, tudo o que tem que ser lido, ouvido e aplicado parece chato e sem sentido.

É daí que vem perguntas como “por que eu preciso aprender isso?” ou então afirmações como “eu nunca vou usar isso na minha vida”.

Se você vê ligação entre a teoria e a prática, se consegue visualizar em quais situações reais certo conhecimento é usado, essa visão muda completamente.

 

Dica: saiba como estudar menos e aprender mais

 

É por esse motivo que as metodologias de ensino inovadoras trazem para as aulas casos reais que você enfrentaria em um dia comum de trabalho.

Assim, você entende a aplicação do conhecimento, compreende seu valor para a profissão que está estudando e fica mais motivado para ir a fundo na matéria.

Maior participação

Na metodologia de ensino tradicional, você participa das aulas fazendo perguntas sobre o conhecimento que o professor transmite. Por outro lado, nas metodologias de ensino inovadoras, você participa construindo o conhecimento.

A construção do conhecimento acontece quando você desenvolve atividades práticas e precisa resolver problemas ou encontrar soluções.

É nesse momento que entra em cena a sua criatividade e também todo o conhecimento que você adquiriu lendo, assistindo TV, conversando com outros colegas ou fazendo parte de outros projetos.

Nesse cenário, o professor se transforma em um orientador, uma fonte de conhecimento. Mas o principal ator do processo de aprendizagem é você mesmo.

Mais flexibilidade

Metodologias de ensino inovadoras incluem as tecnologias da informação e da comunicação nas aulas, ao contrário das metodologias tradicionais, que proíbem o uso de tecnologias porque elas “tiram a concentração”.

Se você está desenvolvendo um projeto em sala de aula e tem uma dúvida, nada mais natural do que fazer uma busca na internet. Afinal, o recurso está aí para ser utilizado.

Inclusive, os professores incentivam essa pesquisa, pois é aprofundando conhecimentos que você expande sua capacidade de resolver problemas, uma competência bastante valorizada pelas empresas.

Maior alinhamento com seu futuro

As metodologias de ensino inovadoras estão alinhadas com as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Por esse motivo, não focam apenas no desenvolvimento de competências técnicas, mas também socioemocionais.

Isso significa que, além de aprender uma profissão tanto na teoria quanto na prática, você também desenvolve outras qualidades que serão um grande diferencial no seu futuro profissional, como gestão de conflitos, comunicação interpessoal, trabalho em equipe e raciocínio lógico.

Que tal conhecer outros motivos para fazer uma faculdade que investe em metodologias de ensino inovadoras? Baixe agora o e-book Educação do Futuro!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales