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CPA UniSales divulga resultado de Autoavaliação 2024/01

Curso de extensão em Estatística

Você já reparou em como a tecnologia mudou a forma de aprender? Antes, o kit básico de todo aluno era composto por livros, cadernos, lápis e canetas.

Hoje, já vemos diversas pessoas com tablets, notebooks e smartphones. Isso é possível porque foram desenvolvidas novas formas de ensinar e aprender com tecnologias, integrando-as à sala de aula.

Que tal saber como aconteceu tudo isso? Continue a leitura!

Do ensino tradicional ao ensino 4.0

Se você conversar com seus pais, professores e familiares, vai saber que algum tempo atrás, para realizar qualquer tipo de pesquisa acadêmica era preciso recorrer às bibliotecas e aos livros físicos. Toda a informação de que dispúnhamos estava em formato impresso.

As aulas eram planejadas para que os professores transmitissem o máximo de conhecimento possível aos alunos durante 50 minutos. Assim, o formato das aulas era: o professor fala, o aluno escuta e anota o que acha importante para estudar em casa depois.

É claro que em algumas disciplinas, como Física e Química, por exemplo, existiam algumas aulas de laboratório. Mas nada comparado aos recursos que temos hoje.

Com o passar do tempo e a adoção cada vez maior de tecnologia, foram surgindo novas formas de aprender e ensinar. Na sequência, você confere como a tecnologia mudou a forma de aprender nos últimos anos.

Pesquisas online

A maneira mais conhecida com que a tecnologia mudou a forma de aprender e ensinar é a pesquisa online. Se antes tínhamos que recorrer a livros e jornais impressos, hoje temos milhões de informações disponíveis na web.

Essa facilidade trouxe mais agilidade nas pesquisas e na obtenção de conhecimento. No entanto, é preciso estar atento à qualidade das informações. Por isso, é importante buscar fontes confiáveis.

Buscando informações online, você tem mais possibilidades de se aprofundar nos assuntos abordados pelos professores, consultar outros pontos de vista e desenvolver sua própria opinião.

Dinâmica de jogos

Chamada de gamification, a dinâmica de jogos traz para o ambiente acadêmico estímulos que despertam o engajamento dos alunos.

A aprendizagem baseada em desafios é um bom exemplo. O professor lança um desafio que deve ser superado pelos alunos com base nos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Para deixar ainda mais emocionante, é possível criar uma competição saudável, em que cada desafio superado gera uma pontuação. Quem chega ao final do módulo com mais pontos, ganha um prêmio.

E como a tecnologia entra nisso tudo? Os desafios podem ser lançados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos para smartphones, por mensageiros instantâneos, como o WhatsApp, e até em grupos de redes sociais.

Tudo depende da criatividade do professor e da turma!

Ensino híbrido

Até bem pouco tempo atrás, a maioria dos cursos de graduação eram presenciais, o que exigia ir até a faculdade todos os dias, cumprir a carga horária de forma presencial e realizar todas as atividades de forma supervisionada pelos professores.

Como a tecnologia mudou essa forma de aprender? Possibilitando mesclar o ensino presencial com o ensino a distância.

Hoje, você pode cursar parte da graduação ou praticamente todo o curso online. As aulas teóricas são gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento. O conteúdo fica disponível para download e a interação com professores e colegas se dá por meio de chats e fóruns.

Que tal saber mais sobre essa inovação? Leia o post Ensino híbrido: personalizando experiências no ensino superior!

Outro dia, falamos aqui sobre como as tecnologias digitais mudaram a educação e forma de aprender. Também mostramos como as novas ferramentas tecnológicas estão contribuindo significativamente para o aprendizado, principalmente quando bem utilizadas.

Até aí não foi tão difícil entender, ou mesmo estar de acordo, certo? Afinal de contas, quem não gosta de experimentar as ferramentas mais modernas na hora de estudar, aproveitando as melhores tecnologias digitais na educação?

Se você faz parte desse time, mas pensa que vamos falar de recursos que não estão ao seu alcance, fique tranquilo: o que vamos ver no artigo de hoje são possibilidades totalmente ao seu alcance. Vamos lá?

Tecnologias digitais na educação

Antes mesmo de entender que impactos as tecnologias vêm provocando na educação, é preciso conhecer o que mais parecia coisa de ficção científica, mas já faz parte da realidade de muitos estudantes.

Quer conhecer alguns exemplos? É só acompanhar nossa lista!

1. Lousas digitais

Você já deve achar o quadro negro (que na verdade é verde) algo super comum. Mas esse objeto tem uma longa história relacionada à educação. Sabia que as primeiras lousas eram literalmente feitas de pedra?

Depois, o avanço da tecnologia dos materiais permitiu que as lousas fossem feitas de placas, dos mais diversos materiais, e entrassem para o grupo das tecnologias digitais na educação.

Agora, o saudoso quadro negro deu mais um passo (e que passo!) em direção ao futuro e se transformou em um quadro interativo, mais conhecido como lousa digital.

Diferentemente do seu antepassado, a nova versão é capaz de reproduzir vídeos, interagir com o movimento e, melhor ainda, mostrar tudo isso ao mesmo tempo na tela do seu computador.

2. Realidade aumentada

Se tem algo que caiu como uma luva para a nova era da educação 4.0 foi uma das mais impressionantes tecnologias digitais na educação: a realidade aumentada.

Se você pensou diretamente em óculos tridimensionais que lhe fazem sentir-se dentro de uma baleia (se for uma aula de biologia, digamos), está certo.

Mas a realidade aumentada também tem outros tipos de aplicações. Por exemplo, existem aplicativos que permitem que você acesse conteúdos extras ao apontar sua câmera para um folder.

Em cada marcador é possível reproduzir um vídeo — ou outros formatos — que apresenta mais informações.

3. Gamification

Há tecnologias digitais na educação que surgem a partir de dispositivos, e há dispositivos que surgem a partir de coisas super legais. E o que pode ser mais interessante que vincular uma competição ao aprendizado?

Um bom exemplo aplicado às tecnologias digitais na educação é o aplicativo de idiomas Duolingo. Ao assimilar os conteúdos e interagir, se o estudante errar, precisa esperar para continuar “jogando”. Assim, o aluno vai passando de fase e atingindo novos objetivos.

Com tanta coisa à disposição, você pode até se perguntar que impactos as tecnologias digitais vêm provocando na educação. Uma coisa é certa: as novas ferramentas evoluíram e mudaram totalmente o que a gente conhece como rotina de estudos, e para melhor!

Quer conhecer outras formas inovadoras de aprender? Confira o e-book Educação do Futuro: desenvolva seu potencial e tenha uma carreira de sucesso!

Quantas coisas interessantes estão acontecendo no mundo da educação, não é mesmo? Estávamos tão acostumado a só ter um formato de estudo à disposição, a famosa e tradicional faculdade presencial. Agora, as novas metodologias ativas de aprendizagem estão mudando tudo o que conhecíamos.

Dentro do universo de novas técnicas, ferramentas e possibilidades, vale a pena falar da sala de aula invertida. Neste formato, os papéis são trocados. O professor passa a ser um mediador e orientador, enquanto os alunos é que tomam a iniciativa de conduzir seu aprendizado.

Quer saber mais? Siga com a gente!

Onde nasceu a sala de aula invertida?

Para você entender melhor, vale a pena saber que a sala de aula invertida nem é tão antiga. Ela inaugurou sua participação na educação em 2007, ou seja, há somente 12 anos! Os professores americanos Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams buscavam melhorar o ensino tanto presencial como online.

E o que eles fizeram? Na busca de minimizar a perda de aulas (em relação às faltas dos alunos), os criadores começaram a gravar os conteúdos das aulas e compartilhar com os alunos antes do dia das aulas.

Dessa forma, os alunos assimilavam as informações previamente e, no momento presencial, eram desenvolvidas atividades práticas com base nos conteúdos distribuídos.

O que aconteceu, então? Os criadores desta metodologia perceberam que as notas dos estudantes melhoraram.

Vantagens da sala de aula invertida

A educação 4.0 chegou para mudar totalmente a forma como nos relacionamos com os estudos universitários. E o ensino híbrido está aproveitando todas as vantagens da sala de aula invertida, que funciona de acordo com alguns pilares fundamentais:

O aluno está no centro das decisões

O professor, aqui, atua como uma espécie de ‘coach educacional’. Neste sentido, o aluno tem todo um leque de conteúdos à sua disposição, fornecidos pelo professo. Mas também pode se aprofundar em temas e questões que sejam de seu interesse particular.

Respeito ao ritmo de aprendizado individual

Você tem todo o tempo do mundo para estudar o que quiser, sempre que tiver relação com os conteúdos da sala de aula invertida da qual você participa. Não precisa estar necessariamente condicionado somente ao tempo da sala de aula.

Interação como forma de exercitar suas habilidades

Na hora da aula é quando os alunos podem colocar em prática o que aprenderam previamente. Para isso, precisam também se posicionar e compartilhar suas ideias e opiniões sobre os temas.

Isso, feito em conjunto, mas mantendo o aluno como protagonista do seu aprendizado, permite que as informações sejam efetivamente transformadas em conhecimentos.

Tecnologia como facilitador do ensino

Sabemos que a tecnologia mudou a forma de aprender ao permitir que novas metodologias de ensino inovadoras pudessem ser materializadas. Neste caso, a sala de aula invertida se apoia em plataformas digitais, vídeos, áudios e outros conteúdos digitais para facilitar o acesso ao que o aluno precisa ver antes da hora da aula.

O que esperar da educação daqui em diante?

A sala de aula invertida é uma das muitas faces das metodologias ativas no ensino. Pode dar adeus aos velhos formatos de ensino, onde o aluno era um mero coadjuvante do seu próprio processo de aprendizado.

Acreditamos que teremos melhores profissionais no mercado, capazes de atender às novas demandas da sociedade, com mais segurança, propriedade e alinhados com os novos tempos.

E por falar nisso, que tal conferir o que o mercado de trabalho espera de você? Acesse o post e descubra!

Qualquer coisa, para funcionar bem, precisa ter o melhor à sua disposição. Para dar um exemplo, pense em uma empresa: ela precisa da melhor tecnologia, das melhores técnicas e ferramentas, de uma infraestrutura de ponta e, naturalmente, de equipes eficientes.

Entre as necessidades citadas, encontrar uma mão de obra especializada é um dos principais problemas das companhias e pode até afetar o crescimento do país. De fato, a gente pode pensar o mercado de trabalho como uma competição.

E como se ganha da concorrência? Sendo o melhor, é claro!

O que o mercado de trabalho espera de mim?

Antes de pensar o que o mercado de trabalho espera de você, é preciso entender o que define um bom profissional. Ou seja, do que está feita aquela pessoa tão buscada para ocupar um posto? Quais devem ser suas qualidades, iniciativas, capacidades e características?

Para ficar mais claro, selecionamos algumas informações para que você possa entender o que o mercado de trabalho espera de um jovem profissional. Confira:

Resiliência

Entre as habilidades do profissional do futuro, a resiliência é uma das características que servem, inclusive, para a vida pessoal. Ou seja, trata-se da capacidade de recuperação de um indivíduo frente a problemas que possam surgir na rotina de trabalho.

Imagine que aconteceu um inconveniente na linha de montagem e isso afetou toda a produção do dia. Você iria cruzar os braços e esperar a solução cair do céu?

Claro que não! Como bom profissional, o melhor é buscar alternativas para seguir com os trabalhos, acionar rapidamente a assistência técnica ou aproveitar o tempo para adiantar outros serviços.

Multiculturalidade

Multi-o-quê? Para você entender melhor, o mundo e a sociedade estão cheios de características diferentes. Assim, podemos entender que há várias formas de fazer a mesma coisa. E cada cultura tem a sua maneira de lidar com suas necessidades específicas.

Então, quando pensar no que o mercado de trabalho espera de você,  entenda que uma pessoa que conhece várias culturas tem mais capacidade para propor soluções alternativas.

Sabe aquele termo “pensar fora da caixa”? Isso significa que uma pessoa é capaz de expandir seu raciocínio e criatividade.

Relacionamento interpessoal

Você pode ser o maior especialista em algo, mas se não souber se relacionar com as equipes com as quais desenvolve suas atividades profissionais, provavelmente todo o seu conhecimento será em vão.

É necessário contar com habilidades socioemocionais para conseguir fazer com que ideias se materializem como resultados. Mas, o que o mercado de trabalho espera de você neste sentido?

Que você possa estabelecer vínculos, estimular as pessoas a realizar suas tarefas, saber ouvir, ter um olho crítico para entender o contexto no qual inserido e respeitar sua equipe de trabalho.

Comunicação

Tudo isso que comentamos sobre o que o mercado de trabalho espera de você também precisa ser acompanhado de uma excelente capacidade de comunicação.

Imagine ser resiliente, multicultural, relacionar-se bem, mas não conseguir comunicar o que você quer compartilhar com os outros?

É a comunicação que viabiliza as relações sociais, que permite que você tenha suas ideias compreendidas e que constrói a base de um bom networking. Sendo assim, ela é indispensável para quem quer se dar no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que o mercado de trabalho espera de você, invista na sua carreira. Venha para o Centro Universitário Salesiano!

Como escolher uma profissão? Essa pergunta nem sempre é fácil de ser respondida. Ainda mais, quando somos jovens e as possibilidades de carreira são praticamente infinitas.

Mas, com a ajuda de alguns pequenos hacks, é possível entender melhor seu perfil e quais cursos superiores têm mais afinidade com a sua personalidade. E a partir dessa análise, criar um método para identificar como escolher uma profissão sem se arrepender depois.

Continue a leitura e confira nossas dicas para acertar em cheio na escolha da sua profissão!

Conheça seu perfil

Quais são as características que definem você? Por exemplo: você é mais  visual, cinestésico ou auditivo? Conhecer o seu perfil pode ajudar a saber como escolher uma profissão de forma mais certeira!

Os visuais são indivíduos mais ágeis, dinâmicos, precisam sempre estar em movimento e envolvidos com alguma atividade. Este perfil tem mais afinidade com carreiras que abrem portas na gestão de processos, como Administração, Arquitetura, Gastronomia, etc.

Os sinestésicos são bastante extrovertidos, se desenvolvem melhor em ambientes onde se trabalha em equipe. Carreiras como Comunicação Social, Marketing ou mesmo atividades relacionadas a vendas são boas portas a explorar na hora de definir qual profissão escolher.

Os auditivos são metódicos, tranquilos e sistemáticos. Gostam de tudo organizado e funcionando de acordo com o necessário. Por exemplo, são pessoas com afinidade em cursos como Engenharias, Contabilidade, Matemática, entre outras.

O que você gosta de estudar?

Entre todas as matérias que você tem na escola, quais são as que mais conseguem manter sua atenção? Quais são aquelas você aprende com facilidade, nem percebe o tempo passar e consegue falar sobre elas a qualquer momento?

Estas disciplinas que “parecem com você” são um claro sinal das suas afinidades tanto teóricas como práticas. Tem gente que simplesmente ama as aulas de português, já outros nem piscam os olhos na hora de estudar história, há ainda quem tem mais afinidade com cálculos, e a lista segue.

Ou seja, por que não aproveitar esse interesse e escolher um curso superior que tenha mais conteúdos parecidos?

Faça uma orientação vocacional

A orientação vocacional nasceu há muito tempo, ali pelos anos 1950. De fato, mais do que esperar que esta avaliação decida por você, vale a pena ficar atento às carreiras que uma orientação vocacional pode indicar.

Participar de uma orientação vocacional dá uma mão na hora de saber como escolher uma profissão que tenha mais a ver com suas habilidades, e não estranhe se saírem cursos meio diferentes, como Direito e Arquitetura.

Isso não é um resultado estranho. É você que apresenta as características necessárias para seguir por um destes caminhos.

E agora?

A resposta é uma somatória de coisas. Você não pode ignorar o que o mercado de trabalho espera de você nem a necessidade de saber quais são as suas melhores competências, sejam as suas habilidades socioemocionais ou mesmo conhecimentos técnicos.

E já que você chegou até aqui e entendeu melhor como escolher uma profissão, dê o próximo passo e saiba quando escolher vestibular agendado ou tradicional!

Na maioria das instituições de ensino superior predomina a aula expositiva em classes com grandes grupos. O professor detalha um conteúdo, pede um exercício de fixação e prepara as avaliações. Essa metodologia é passiva e pode não levar o estudante a uma aprendizagem significativa.

Ao adotar o modelo inovador de ensino, por meio das metodologias ativas, o Centro Universitário Salesiano – UniSales, incentiva a autonomia dos estudantes, com o intuito de formar profissionais treinados para a resolução de problemas. Provocar questionamentos e exercitar a capacidade de encontrar respostas é o conceito principal do modelo de aprendizagem baseado em desafios.

Os alunos são levados a solucionar problemas reais e, dessa forma, podem absorver melhor o conteúdo. Foi o que os alunos do primeiro período de Administração vivenciaram logo no início do curso.

Eles foram para dentro de três empresas de segmentos diferentes para solucionar os seguintes desafios: pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho. Com base nas visitas, levantaram as necessidades de cada uma e desenharam um questionário para os funcionários. Segundo o coordenador do curso, Luiz Carlos de Araújo, o segundo passo foi montar os gráficos e apresentar os relatórios para as firmas. “ Foi totalmente inovador porque eles tiveram a chance de colocar em prática o que diz a literatura. Então todo o conhecimento ficou palpável. O principal resultado é a nítida motivação por parte dos estudantes durante as aulas. ”, disse.

O proprietário da JV Direção Hidráulica, Douglas Corona, aprovou o trabalho realizado pelos alunos na empresa. “Nunca passamos por esse tipo de pesquisa e para mim o resultado foi surpreendente. Com certeza estarei atento aos pontos que eles levantaram e pretendo, desde já, implementar as mudanças”, disse.

Alguma vez na vida você já se interessou em saber como a vida na Terra surgiu? Quantas espécies de animais existem? Se preocupa com o meio ambiente? Gostava da disciplina de biologia na escola? Saiba que a área de Ciências Biológicas, a profissão que estuda os seres vivos, é bastante ampla e permite a atuação em mais de 50 campos diferentes, segundo o Conselho Federal de Biologia.

No Centro Universitário Salesiano – UniSales, os estudantes têm a opção de escolher pelo bacharelado ou licenciatura e, nas duas modalidades, são levados a praticarem o conhecimento obtido. No bacharelado atuam em empresas de consultoria ambiental, institutos de pesquisas voltados para a preservação e recuperação de espécies ameaçadas de extinção, dentre outros. Já na licenciatura, desenvolvem atividades distintas em escolas de ensino fundamental e/ou médio, da rede pública ou privada, com o objetivo de vivenciar a prática.

Sempre inovando em seu modelo de ensinar, a instituição possibilita que os acadêmicos de Ciências Biológicas utilizem impressões 3D de crânios e esqueleto de dinossauros e animais em extinção ou de difícil acesso, como a Arara Azul e rinoceronte, para compor o acervo do Museu de Zoologia. Os protótipos servem para o ensino de Ciências e divulgação científica. Com isso, comprova que o uso de tecnologias está inserido em sala de aula para tornar o aprendizado dos alunos mais interessante e dinâmico.

Para quem se interessa por essa profissão é bom saber também que ela é a base central que abrange uma série de outras áreas, como biomedicina, engenharia florestal, gestão ambiental, entre outras. E atuação desse profissional não fica restrita somente à sala de aula, agências de estudo de impacto no meio ambiente, o ecoturismo, ONGs de preservação e, até mesmo, indústrias focadas em pesquisas de desenvolvimento tecnológico e de produção, assim como nos assuntos relacionados à preservação do ambiente, são oportunidades de trabalho para o biólogo.

Qual é a profissão do futuro? Querer definir uma carreira ou uma profissão como resposta a esta pergunta seria uma enorme pretensão. Isso porque há diversas demandas crescentes de trabalho no mundo, mas não há como negar que as áreas ligadas a Tecnologia da Informação estão em franco crescimento.

Muitos alunos querem ingressar na carreira de TI, mas não sabem por onde começar e o que devem fazer para encontrarem uma boa oportunidade após terminarem a graduação.

O professor de engenharia de software do UniSales, Cassio Reginato, disse que as principais características que um profissional deve ter são: conhecimento técnico, raciocínio lógico, proatividade, capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.

Reginato coordena a Fábrica de Software, que reúne estudantes dos cursos da área de TI da instituição: Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Um espaço onde justamente essas características podem ser desenvolvidas. “Os profissionais de TI têm sido muito requisitados. O que se pede desses profissionais envolve um conjunto de conhecimentos e experiência que é muito difícil de ser trabalhado somente nas disciplinas do curso. Sendo assim, a Fábrica é importante para trazer os conhecimentos em tecnologias e métodos de desenvolvimento mais modernos e aderentes ao que o mercado tem como necessidade”, explica o professor.

Segundo ele, o objetivo da Fábrica é que os alunos sejam capacitados a desenvolver soluções de software. Essas soluções geralmente abordam problemas reais do ambiente acadêmico visando produzir melhoria dos processos nesse ambiente.

Entre as soluções em andamento estão:

Central de Estágio: Sistema servirá para otimizar as postagens de vagas de estágio feitas pela Central de Estágio da instituição. Dando mais flexibilidade e controle do conteúdo publicado.

Controle de Agendamento da Coordenação: Sistema voltado para alunos, professores, funcionários e público externo a fim de facilitar o agendamento de reuniões com os coordenadores de curso.

Portal para refugiados em solo brasileiro: Esse projeto é desenvolvido em parceria com alunos e professores do curso de Direito.

É comum pensar que quem cursa Farmácia irá, necessariamente, se tornar o típico farmacêutico de balcão, mas a verdade é que essa profissão proporciona muito mais possibilidades de atuação do que se imagina! O curso forma profissionais com responsabilidade sobre a saúde das pessoas, por isso exige muito estudo e dedicação.

Com o avanço da tecnologia e preocupação da humanidade com a sua saúde, os medicamentos se tornam cada vez mais necessários na sociedade contemporânea e, por consequência, o farmacêutico também. Ele é o profissional do medicamento desde sua pesquisa e desenvolvimento nos laboratórios até à sua dispensação nos balcões das drogarias e farmácias de manipulação. Aliás, a função do profissional que atua no balcão não se limita à simples venda de medicamentos. É dele a responsabilidade de prestar assistência farmacêutica ao consumidor, garantir condições apropriadas de conservação e dispensação dos produtos e muitas outras funções que visam proporcionar ao paciente o medicamento adequado à sua necessidade na dose correta.

A profissão do farmacêutico é abrangente, com 135 especialidades diferentes. Por isso, a graduação em Farmácia é  abrangente, com disciplinas que preparam para atuar tanto em indústrias farmacêuticas e cosméticas, quanto em drogarias, laboratórios, farmácias de manipulação, hospitais e órgãos públicos. O Centro Universitário Salesiano proporciona ao aluno uma boa infraestrutura, incluindo laboratórios e clínicas-escola, onde podem aprender com experiências práticas. Boa parte da grade curricular está dedicada à biologia e à química, especialmente as aulas em laboratórios. O estudante aprende na prática como identificar reações bioquímicas, analisar substâncias e conhecer suas características e utilidades.

O movimento e o esporte encantam você? Já pensou em fazer Educação Física, mas pensa que a atuação está restrita somente à academia?  Saiba que o campo de trabalho é bem vasto.

No UniSales – Centro Universitário Salesiano, você pode optar pelo Bacharelado ou Licenciatura, o que pode trazer algumas dúvidas na hora de escolher. Embora sejam parecidas, as duas graduações apresentam diferenças que precisam ser levadas em conta.

A licenciatura é voltada para a formação de professores da educação básica, enquanto o bacharelado habilita o profissional a atuar em diversas outras áreas, inclusive academias. Nas duas modalidades, os estudantes irão aprender sobre os conhecimentos específicos da Educação Física, tais como: anatomia aplicada; atividades aquáticas; ginástica geral, desenvolvimento motor, dentre outras.

A diferença começa em relação aos conteúdos direcionados à formação de professores — que acontece somente na licenciatura, em que são desenvolvidas habilidades como: didática geral; psicologia da educação, etc.

O caminho da licenciatura foi o escolhido pelo ex-aluno do UniSales, Victor José Machado de Oliveira, aprovado no concurso para professor adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na área de Formação Profissional em Educação Física. Ele traçou toda sua trajetória voltada para a sala de aula.

Já no terceiro período do curso, ele participou da criação do Grupo de Pesquisas em Educação Física, e aí recebeu base para tentar o mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assim que terminou o mestrado fez a seleção para a primeira turma do doutorado. Victor estudou o tema da saúde nas aulas de Educação Física escolar, durante o mestrado. No doutorado, pesquisou o tema da saúde nos currículos de formação inicial em Educação Física do CEFD/UFES. “Procurei transitar nessa área da saúde, voltada para uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde Coletiva”, disse.

Para assumir a vaga na Federal do Amazonas, Victor pediu exoneração do cargo de professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), firmado entre a UFES e a Prefeitura Municipal da Serra, onde trabalhou desde 2013 até 2019.  “E esse era o meu objetivo desde o início, ser professor da educação básica e, depois, ser professor universitário”, afirmou.

O mais interessante é que o aluno pode ampliar sua área de atuação optando pelas duas formações. Como as grades curriculares são bem parecidas, é só se formar primeiro em um dos cursos e depois fazer uma segunda graduação, aproveitando grande parte das disciplinas.

Assim, o segundo diploma será obtido rapidamente, sem que o estudante precise dedicar outros quatro anos estudando.

Conhecimento técnico, trabalho em equipe, proatividade, comunicação e raciocínio lógico. Essas são as características que um profissional formado em Sistema da Informação precisa desenvolver, na opinião do professor de programação e coordenador da Fábrica de Software do Centro Universitário Salesiano, Cassio Reginato.

Segundo ele, esse profissional pode atuar em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte e segmento. A área é bastante promissora e, atualmente, o mercado de trabalho tem procurado por profissionais altamente qualificados para ocupar as mais diversas posições.

E isso acontece em virtude da era digital, que foi capaz de remodelar muitos setores de nossa sociedade, sobretudo o meio empresarial. Já não é mais possível viver sem a tecnologia, e as soluções desenvolvidas pelo profissional formado em Sistema da Informação são indispensáveis em nosso dia a dia.

No UniSales o aluno encontra a articulação entre a teoria e a prática por meio de ações multidisciplinares. Em todo tempo ele é levado ao desenvolvimento de sistemas e projetos computacionais, com base em briefings reais.

O profissional formado em Sistema da Informação faz muito mais do que simplesmente lidar com atividades relacionadas ao mundo da informática. Seu papel está diretamente ligado ao desenvolvimento de softwares e aplicativos, além do gerenciamento de sistemas de armazenamento, recuperação de dados e o desenho de páginas de sites.

De modo geral, ao longo da graduação, o aluno aprende a lidar com questões associadas à solução de problemas de tratamento de informação, tendo como base conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração.

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